More dead in Argentina due to repression

crebello crebello at SPAMantares.com.br
Sat May 13 09:40:30 MDT 2000

Caro Mário:

Concordo plenamente com as suas colocações, e gostaria de lembrar que o grau de
reacionarismo espontâneo (no sentido de algo que não exige maior dúvida ou reflexão)
da imprensa burguesa brasileira chegou atualmente a níveis nunca antes alcançados nem
mesmo durante os anos mais duros da ditadura - quando pelo menos havia uma certa
idealização da democracia liberal-burguesa que levou a um certo grau de resistência
(como no caso dos sonetos de Camões e receitas de bolo que o _Estadão_ usava para
fechar espaço no lugar de matérias censuradas), A _Folha de São Paulo_  - que costuma
capitalizar sobre o seu suposto liberalismo e sobre a memória do seu falecido Diretor
de Redação, o velho trotskista Claudio Abramo - realizou uma cobertura tão repugnante
do Caso Elián (que, segundo ela, teria sido "retirado a força da casa de seus parentes
em Miami") que levantou protestos até mesmo do sua ombudsman, como tb. durante o caso
da recente morte  de um sem terra no Paraná. Trata-se, claramente,
de atribuir a qualquer idéia remotamente de Esquerda, o estatuto de "não-idéia", de
removê-las da percepção do público, de negar-lhes sequer a condição de objeto de
discussão - ao mesmo tempo que tais jornais abrem espaços a plumitivos de Direita os
mais repugnantes, como no recente caso da demissão, pelo governador do Estado do Rio,
do seu auxiliar Luiz Eduardo Soares - que se havia insurgido, muito respeitosamente,
contra a leniência do governador em relação à corrupção policial. A _Folha de São
Paulo_ teve a audácia, à época, de abrir uma coluna inteira para um moleque
fascistóide que escreveu um artigo desenvolvendo a idéia de que a expansão do tráfico
de drogas faria parte de um plano das esquerdas para a subversão da sociedade
burguesa! Uma imprensa liberal burguesa que publica semelhante lixo, diz claramente
quais são os limites do seu "Liberalismo"....

Um abraço_Carlos Eduardo