L-I: (Fwd) [listageografia] Internacionalização da Amazônia

Nestor Miguel Gorojovsky gorojovsky at SPAMinea.com.ar
Tue May 16 20:18:59 MDT 2000

I owe listmembers an apology: the information I sent on American
schoolbooks portraying a divided Brazil where Amazonia appeared as
under "international control" seem to have been wrong. A letter by
the author of the original postings says that.

Though I do not believe that this implies that the USA are
uninterested in takin control of Amazonia off Brazilians themselves,
I want to clarify the situation.

Sorry,

To:                     listageografia at egroups.com
From:                   Gilson do Nascimento Melo <gmelo at nepremar.ufpb.br>
Date sent:              Tue, 16 May 2000 17:46:00 -0300
Send reply to:          listageografia at egroups.com
Subject:                [listageografia] Internacionalização da Amazônia

[ Double-click this line for list subscription options ]

Prezados(as) colegas,

Estou repassando matéria que saiu na edição de hoje (16/05/2000) do
JC
E-Mail. Abraços.

Gilson Melo.

19. Esclarecimento da leitora que levantou a questao do uso de mapa
em
escolas americanas em que o Brasil apareceria dividido (mensagem de
Simone R. de Freitas, do Laboratorio de Vertebrados do Depto. de
Ecologia da UFRJ, Caixa Postal 68020, CEP 21941-590, RJ, RJ (fones:
(021) 562-6313 e 562-6314; fax: (021) 290-3308; e-mail: <
sfreitas at biologia.ufrj.br >):

"Devido 'a gravidade da informacao e 'a repercussao que essa provocou,
me vi obrigada a fazer alguns esclarecimentos. Recebi esse e-mail de
uma outra pessoa. Fiquei tao indignada e assustada com a informacao de
que algumas escolas americanas estavam usando um mapa mundi onde a
fronteira brasileira teria sido alterada sendo a Amazonia e o Pantanal
considerados como 'area de controle internacional', que meu primeiro
impulso foi divulgar para o maior numero de pessoas possivel. Minha
intencao foi receber e-mails de brasileiros que estivessem nos EUA
confirmando ou nao essa informacao. Foi um erro ter divulgado uma
informacao que nao tinha certeza ser verdadeira, mas era a unica forma
de confirma-la ou nao. Eu sou contra, como a maioria, a divulgacao de
correntes e boatos (SPANS) pela Internet, mas foi a solucao que
encontrei naquele momento para descobrir a verdade. Com as respostas
que recebi, inclusive do sr. Paulo R. Almeida, ministro conselheiro da
Embaixada do Brasil nos EUA, conclui que muito provavelmente, essa
informacao nao e' verdadeira. Peco minhas desculpas formais pela
divulgacao dessas informacoes sem provas concretas e sem a certeza da
veracidade delas. Agradeco tambem as respostas que recebi esclarecendo
a informacao sobre o mapa. O fato de os EUA nao estarem considerando a
Amazonia e o Pantanal como 'area de controle internacional' nao
diminui minha preocupacao em relacao ao futuro desses dois bens
nacionais. Precisamos dar a devida atencao 'as votacoes no Congresso
do novo Codigo Florestal."

--
Gilson do Nascimento Melo
Nucleo de Estudos e Pesquisas de Recursos do Mar
mailto:gmelo at nepremar.ufpb.br

-- Accurate impartial advice on everything from laptops to table saws.
http://click.egroups.com/1/3020/9/_/717485/_/958509947/
--

Para enviar mensagens para toda lista, escreva para:
listageografia at eGroups.com ........... Arquivo automatico da lista

gorojovsky at inea.com.ar

     --- from list leninist-international at lists.econ.utah.edu ---