(Port) Why I will _not_ save energy?

Nestor Miguel Gorojovsky gorojovsky at arnet.com.ar
Tue May 22 19:38:04 MDT 2001

A letter by an indignant Brazilian comparing the current energetic crisis in
Brazil and widespread corruption. Funny if it weren't tragic.

Porque não vou economizar energia elétrica

Porque enquanto eu trocava as lâmpadas de minha casa, por lâmpadas
muito mais caras e que, nem de longe, iluminam o que prometem, as
raposas do Banco Central davam, de graça, ao Cacciolla aquela imensa
quantia de dólares que de tanto zero nem cabe nesta página. Eu
economizei para que o Cacciola pudesse assistir o Guga jogar na
Itália. Alguém foi preso?

Porque eu não vou economizar energia elétrica

Porque enquanto eu amontoava as roupas para passar de uma só vez, o
Príncipe, que nos chamou de caipiras, neobobos e fracassomaníacos, que
montou na cabeça de um nordestino, como se ele fosse um jegue, usava o
dinheiro, que eu e você economizamos, para comprar votos no corrupto
Congresso que temos. Ele, de fato, não poderia saber o que estava
acontecendo com as geradoras de energia.  Em seis anos tinha coisas
mais inteligentes para fazer como: abafar a CPI da corrupção; comprar,
com verbas públicas, os 500 ou mais corruptos do congresso; falar com
chineses para pedir que não mandassem os USA, coitadinhos, pros quinto
dos infernos; mandar o exército proteger propriedades privadas; fazer
discursos em mais línguas do que falava o boquirroto Collor; elogiar o
ex-ditador Fujimori, que fugiu com o rabo entre as pernas e com
milhões de dólares, como o maior estadista do mundo; ir a banquetes
com ex-ditadores para discutir como ser uma, duas, três, quatro vezes
reeleito, sob aparência de democracia.

Porque eu não vou economizar energia elétrica

Porque enquanto eu desligava minha Tv, meu rádio, meu mísero gravador
e meu ínfimo computador, o judiciário fingia não ver a dinheirama que
o bandido do Lalau e outros juízes do mesmo naipe, enfiavam, não na
obra, mas nas contas lá na distante Suíça. Outros queriam o dinheiro
mais perto e colocaram nas Ilhas Caimã. Eu economizei porque não
poderia deixar o Lalau sem esses confortos. Por acaso está preso (está
mesmo?), e agora vou ter que economizar mais ainda para mantê-lo bem
confortável na cadeia. Vou ter que economizar para pagar o salário do
ACM, do choroso Arruda e da desonestamente ética Regininha ACM
Prodasen.

Porque eu não vou economizar energia elétrica

Porque enquanto eu me sentia culpado de usar o liquidificador mais de
duas vezes no dia, a ABIN, que custa uma enormidade a nossos bolso
(olhe a verba para essa agência de arapongagem) não fazia o seu
trabalho que era de informar ao Príncipe desinformado sobre a situação
da energia, nesta merda de republiqueta, onde, até ontem, os ministros
fisiológicos, sem exceção, o Congresso corrupto (quase todo) e o
judiciário troncho, manco e vesgo negavam as ameaças no corte de
energia. Presidente, vá ser distraído assim na .... Sorbonne.

Porque eu não vou economizar energia elétrica

Porque enquanto, como louco e demente, economizava energia, na
mixórdia de aparelhos que tenho em casa, os empresários brasileiros,
que agora estão com os rabos entre as pernas e olham para os lados e
assoviam como se não tivessem nada a ver com o peixe podre, pegavam e
ainda pegam dinheiro da SUDAM, e gastavam a gosto, com a conivência de
todos os órgãos investigativos (sic). Não existem fiscais,
procuradores, delegados, nesta merda de terra?

Vocês já perceberam, como os publicitários, que são pagos para nos
enganar e nos mentir, fazem as campanhas só culpando as donas de casas
e as pessoas pobres? Tiveram a coragem de, com dinheiro público, criar
a figura de um pombo nojento, hipócrita, preconceituoso, que só vê
desperdícios feitos por donas de casas, empregadas, aposentados,
meninos pobres e mocinhas da periferia. Deve ter ganho um monte de
prêmio o augusto criador do tal pombo panaca.

Não vou economizar energia elétrica, porque como todos os assalariados
nessa bosta de pátria já faço isso, obrigada, ha muitos anos. Porque
pago por ela todo mês: se não pagasse não a teria. E só da cabeça de
gente escrota, podre, bandida, que sempre viveu das tetas do governo,
pode sair tal verborragia fecal e culpar a população por tamanho
descaso, incompetência, incúria, safadeza e falta total de senso de
ridículo.

Senhor presidente, ministros, juízes, deputados, senadores, prefeitos,
vereadores - 90% dos quais não merecem um décimo do salário que
ganham: safadeza não tem cura e, se tem, pouco dura.

Meu amigos, meus inimigos (parafraseando Manuel Bandeira e Carlos
Scliar): salvemos o que resta deste país! Vamos começar a dizer NÃO!

Alex Marco Machado Ferreira
   Técnico de Manutenção - ENAP
        Telefone : 0XX61 - 445-7075

Para enviar mensagens para toda lista, escreva para:
listageografia at eGroups.com Para informações "administrativas"-sair, mudar de
endereço, etc:  pazera at zaz.com.br Arquivo automático da lista (ordem
cronológica): http://br.egroups.com/messages/listageografia

Seu uso do Yahoo! Groups é sujeito às regras descritas em:
http://docs.yahoo.com/info/terms/

gorojovsky at arnet.com.ar